Para melhorar a experiência de pedalar, introduzimos um movimento central com sensor de torque (potência) e frequência. O ciclista (por meio da pedalada, ou seja, a potência que o ciclista fornece) se comunica com o motor por meio do sensor de frequência e potência. O sistema lê a “potência de pedalada” para modular a assistência fornecida para dar ao ciclista uma experiência de pedalada natural, sem solavancos, acelerações repentinas ou perda de assistência. Por exemplo, o motor continuará a fornecer potência suavemente, mesmo em inclinações íngremes de mais de 10%. Tudo isso é necessário à medida que avançamos em direção a uma experiência de ciclismo semelhante à de uma bicicleta tradicional.
O sensor de potência (com o firmware) também otimiza o consumo da bateria, pois a potência fornecida pelo motor é muito mais sensível e proporcional à potência fornecida pelo ciclista
Motor miniaturizado
O motor X20 foi miniaturizado ao máximo. É extremamente leve (o sistema completo pesa apenas 3,6 kg para o X35+ e 3,3 kg para o X20), com um padrão moderno de raios retos e 24 raios, uma combinação perfeita para os aros de carbono da Wilier Triestina. O cubo do motor X20 da Mahle fornece 55 Nm de torque, mas há mais: o corpo pode ser removido facilmente da caixa do "motor" para fácil manutenção ou substituição. Corpos compatíveis com Shimano e SRAM XDR estão disponíveis.